No preparo do concreto, um ponto de atenção é o cuidado que se deve ter com a qualidade e a quantidade da água utilizada, pois ela é a responsável por ativar a reação química que transforma o cimento em uma pasta aglomerante. Se sua quantidade for muito pequena, a reação não ocorrerá por completo e se for superior a ideal, a resistência diminuirá em função dos poros que ocorrerão quando este excesso evaporar.
A relação entre o peso da água e do cimento utilizados na dosagem, é chamada de fator água/cimento (a/c).
O concreto deve ter uma boa distribuição granulométrica a fim de preencher todos os vazios, pois a porosidade por sua vez tem influência na permeabilidade e na resistência das estruturas de concreto.
A proporção entre todos os materiais que fazem parte do concreto é também conhecida por dosagem ou traço, sendo que podemos obter concretos com características especiais, ao acrescentarmos à mistura, aditivos, isopor, pigmentos, fibras ou outros tipos de adições. Cada material a ser utilizado na dosagem deve ser analisado previamente em laboratório (conforme normas da ABNT), a fim de verificar a qualidade e para se obter os dados necessários à elaboração do traço (massa específica, granulometria, etc.).
CIMENTO + ÁGUA = PASTA DE CIMENTO
PASTA DE CIMENTO + AREIA = ARGAMASSA
ARGAMASSA + TELA = ARGAMASSA ARMADA
PASTA DE CIMENTO + AREIA + BRITA = CONCRETO
CONCRETO + ADIÇÕES = CONCRETO ESPECIAIS
CONCRETO OU CONCRETO ESPECIAIS + AÇO = CONCRETO ARMADO
MÉTODO DE PREPARO - MANUAL
MÉTODO DE PREPARO - BETONEIRA
REFERÊNCIAS:
Nenhum comentário:
Postar um comentário